Filme: A Clockwork Orange (Laranja Mecânica) - 1971

Primeiro, vamos começar do básico: a sinopse.
• Sinopse: O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar... Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
 - O filme foi uma adaptação por Stanley Kubrick do livro de Anthony Burgess escrito em 1962. Seu título provém de uma expressão anglo-saxã "As queer as a clockwork orange", ou, em uma tradução simplificada, "Tão bizarro quanto uma laranja mecânica". 
O grande estranhamento dos leitores veio por conta do vocabulário de Alex, cheio de gírias, palavras rimadas e termos eslavos. Já a respeito do filme, ele se tornou um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick.
Minha opinião sobre o filme: Faz tempinho que assisti, mas ainda consigo lembrar bem. Através da ajuda de amigos e de seu próprio ego elevado de valentão, Alex praticava suas maldades e fazia disso seu principal passatempo. Odeio quem se acha o fodão e quer sair fazendo merda na vida de todos, mas creio que algumas (casos raros, pois na maioria dos casos só são idiotas mesmo) pessoas desenvolvem um gosto peculiar por esse tipo de coisa e só se satisfazem com isso. Não que isso torne o ato certo, mas seres humanos são estranhos e diferentes, não podemos julgar com todas nossas forças, pois todos temos algum gosto ou hábito que foge do normal.
A punição que ele recebeu e o efeito que isso deu na vida dele me lembrou de uma frase que escutei uma vez no filme Efeito borboleta: "Não existe o certo. Não é possível mudar as pessoas sem destruir quem elas são." Acho que basicamente tudo se resume à essa frase.


Li algo sobre a música relacionada à esse filme que achei bem interessante. A banda de punk britânica, The Adicts, usa um figurino similar ao dos "Droogs", além de ter um álbum intitulado “Smart Alex”.







Fonte: Wikipédia.

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Pesquisar

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.